Terminados os fatídicos e enfadonhos campeonatos estaduais, o Brasileirão bate na porta do futebol 2013. É incrível como ainda gastamos - e os clubes gastam muito mais - tempo, dinheiro, letras e palavras com os paulistinhas e cariocas da vida.
Primeiramente, eles não servem de parâmetro para saber a que ponto está um time. Por exemplo, o Santos vice-campeão paulista, mostra muitos problemas. Se Neymar sair para a Europa, a coisa pode piorar. O Vitória, campeão baiano, o Criciúma, campeão catarinense, jogarão o Campeonato Brasileiro para não cair, simplesmente. Ou seja, ir bem no estadual não significa, nem de longe, ir bem em campeonatos de elite como o Brasileirão.
Inchados, longos e foras de época... Todos os estaduais têm times e datas demais. Lesionam jogadores, derrubam técnicos... É um obstáculo para qualquer clube grande. Para os pequenos, eles são bons, estes sim devem jogar os estaduais em várias datas para, depois da peneirada necessária, pegar os grandes em fases finais.
Vem o Brasileirão, começa o futebol de verdade... De qualquer forma, Parabéns, Corinthians, Galo, Criciúma, Vitória, Goiás, Inter, Coxa de demais campeões... Títulos são sempre títulos...

Concordo Gustavo, os estaduais hoje em dia estão inflando o calendário do futebol e fazendo com que jogadores se machuquem e os times não tenham a pré temporada. Apesar da tradição dos estaduais o futebol brasileiro tem que pensar no futuro e aproveitar a oportunidade do crescimento para se tornar um dos melhores campeonatos de futebol do mundo. O estadual todo ano é muito importante para quem ganha e uma perda de tempo para quem perde...
ResponderExcluir