Aquela história de que o Campeonato Brasileiro é um dos mais disputados do mundo é verdade. No começo de campeonato são vários os candidatos a título, diferentemente de outros torneios pelo mundo. Sem titubear, meus favoritos ainda são Galo, Corinthians, Cruzeiro e Grêmio.
O Cruzeiro é uma aposta, o time é novo, mas bem montado e com um treinador que vem fazendo bons trabalhos. O Grêmio já vem mais entrosado, tem um técnico especialista na competição (Luxa é Penta) e aposto no fator "casa". Corinthians e Galo são favoritos pelo que mostraram na última temporada e pela manutenção do elenco.
O motivo do post são estes. Dois times que, por motivos diferentes, ainda não decolaram na competição. O Galo é obvio. Está com a cabeça na Libertadores, semifinalista do torneio mais importante da América do Sul. Acho impossível no vestiário pedir afinco numa competição em início, se na outra, mais importante, se está na fase final. Há esse atenuante para justificar a fase.
Com o Timão a coisa é diferente. O time caiu claramente de produção em 2013. Em apenas uma partida, a meu ver, mostrou o futebol desempenhado em 2012. Caíram de produção: Sheik, Guerrero, Fábio Santos...
Pato é um parágrafo a parte. Contratação cara vinda do Milan, fez boas partidas apenas contra pequenos em jogos pouco importantes. Contra o Boca, perdeu o famoso "gol feito" ao se embaraçar na bola que se perdeu pela linha de fundo.
Renato Augusto faz falta. Começou muito bem sua participação com a camisa alvinegra, e deu gás ao meio campo, na parte de criação. Danilo ainda está bem, mas fica melhor colocado nos lados do campo, para facilitar as subidas do ótimo Paulinho. Jorge Henrique faz falta na parte tática, cumpria com fidelidade a marcação na sua parte do campo, o que ainda não foi suprido por outro jogador.
A pausa da Copa das Confederações pode fazer bem aos dois. Principalmente ao Corinthians. A solução eu não tenho, Tite terá?
Análise muito sensata. Walter Lima.
ResponderExcluir